Opinião

Daer antecipa liberação do viaduto da Faixa Velha para esta tarde

Foto: Renan Mattos (Diário)

ATUALIZADA - matéria atualizada às 11h17min do dia 7 de dezembro de 2012

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) confirmou, na manhã desta sexta-feira, que o viaduto da ERS (509), Faixa Velha de Camobi, terá o trânsito liberado ainda hoje. A estimativa, conforme o Daer, é que os veículos já possam trafegar na tarde de hoje. A antecipação da liberação do tráfego será uma forma de fazer testes. Os motoristas poderão sobre o viaduto até segunda-feira. A liberação definitiva ocorrerá na terça-feira, após a inauguração. 

Antes, a previsão era de que a inauguração e liberação do trânsito no local ficasse para a próxima semana. O diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, alegou que o governador José Ivo Sartori (MDB) gostaria de já ter inaugurado a obra, mas que era preciso esperar até terça para secar a cola das juntas de dilatação colocadas na última segunda. Porém, três engenheiros consultados por mim informaram que essa cola leva só 12 horas para secar e que o viaduto já poderia ter o trânsito liberado. Portanto, a estrutura está pronta e em condições de receber o trânsito desde a última terça. Moradores estavam planejando protestos para exigir a liberação e pensando até em retirar as placas que impedem a passagem de veículos.

A notícia de que, mesmo com a obra pronta a inauguração levaria alguns dias, foi bastante criticada nas redes sociais. Na tarde de ontem, muitos reclamaram da lentidão no trânsito na Faixa Velha próximo do viaduto. 

A OBRA
Vale lembrar que essa obra começou em novembro de 2013 com previsão de ter sido concluída no final de 2015. Ou seja, já são três longos anos de atraso e de transtornos para os motoristas. Nessa etapa final, houve um impasse com a construtora Sogel, que acabou sendo resolvido esta semana. Pelo menos, esse martírio está no final.

A obra custou cerca de R$ 40 milhões para duplicar os 4,3 km que faltavam da Faixa Velha de Camobi. O viaduto é o último gargalo na obra, pois os 4,3 km de pista já foram duplicados e estão sendo usados pelos motoristas há um ano. Porém, ao chegar no cruzamento com a Avenida Osvaldo Cruz, os veículos precisam desviar por vias laterais, de pista simples, o que gera longas filas e congestionamentos nos horários de pico.

Protesto pede fiscalização de transporte escolar irregular em Santa Maria

Após o viaduto ser liberado, o tráfego deve se normalizar e acabar com os congestionamentos. Quando isso ocorrer, a construtora Della Pasqua poderá construir uma rotatória embaixo do viaduto e pavimentar o entorno. Depois, faltará somente a construção de três alças de retorno, que ainda dependem da desapropriação de áreas por parte do Daer.

A duplicação da rodovia é uma cobrança de mais de 20 anos. No final dos anos 1990, outro trecho da Faixa Velha foi duplicado, entre a Igreja dos Amaral e o trevo de acesso ao Aeroporto.




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

128 vagas de empregos e estágios para sexta-feira em Santa Maria Anterior

128 vagas de empregos e estágios para sexta-feira em Santa Maria

Artistas de rua se reúnem para arrecadar dinheiro para argentina que teve o corpo queimado Próximo

Artistas de rua se reúnem para arrecadar dinheiro para argentina que teve o corpo queimado

Geral